Licenciatura em Matemática

Duração do Curso:

  • 8 semestres

Período:

  • A partir de 2018, o curso de Matemática – Licenciatura passou a ser oferecido em dois períodos:
    • Código 2201 em período Integral;
    • Código 2202 em período Noturno.

Número de Vagas:

  • 50 Vagas: 25 vagas para o período integral e 25 vagas para o período noturno.

Mais Informações:

Forma de ingresso:

O ingresso ocorre mediante Sistema Unificado de Seleção (SiSU) baseado no desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); movimentação interna, transferências de outras IES e portadores de diplomas de curso de graduação em nível superior, na existência de vaga; e transferência compulsória.

Objetivos do Curso:

· Formar professores de Matemática para atuarem nos anos finais do Ensino fundamental e no ensino médio, com ampla compreensão dos conteúdos matemáticos e da prática de ensino de matemática, com capacidade para interpretar ações e produções dos educandos; planejar e desenvolver aulas que contribuam para que se aprenda Matemática, de forma integrada a diferentes linguagens e tecnologias; e valorizando a Matemática como ciência e como conhecimento que possibilita melhor exercer a cidadania.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Proporcionar ao futuro professor conhecimentos sólidos dos conteúdos básicos da Matemática.

· Propiciar a formação de um educador crítico e investigador de sua prática, capaz de atuar de forma autônoma e criativa diante dos desafios pedagógicos do mundo contemporâneo.

Profissão:

  • Professor de Matemática

Atividades inerentes:

  • O Licenciado em Matemática é profissional capacitado para atuar na Educação Básica e em cursos de formação de professores. Além de atuar diretamente na sala de aula, o licenciadopode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática.

 

Áreas de Atuação e Exercício Profissional:

O Licenciado em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está apto para atuar em escolas que oferecem cursos de nível Fundamental e Médio; em editoras, institutos e órgãos públicos e privados que produzem e avaliam materiais didáticos; em organizações públicas ou privadas, institutos e agências de inteligência que necessitem de profissionais capazes de desenvolver modelos matemáticos para resolver problemas. Além disso, ao término do curso, ele poderá, com estudos complementares, realizar curso de Mestrado em Educação Matemática,Matemática Pura, Matemática Aplicada ou área afim, com possibilidade de poder também dedicar-se à pesquisa e ao magistério superior.

Formação: Licenciado em Matemática

Histórico:

O curso de Licenciatura em Matemática do atual INMA (Instituto de Matemática)-UFMS em Campo Grande foi implantado em 1981 e reconhecido em abril de 1984. Como os demais cursos de Licenciatura da UFMS, foi criado com o objetivo principal de atender às necessidades básicas da rede de Ensino Fundamental e Médio de Mato Grosso do Sul. A criação do curso teve origem no Departamento de Matemática, que agora tornou-se Instituto de Matemática, do antigo Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, que na época já atendia ao curso de Engenharia Civil da UFMS, onde era oferecida uma sólida formação de Matemática a esses estudantes.

   Desde sua implantação o curso vem sofrendo diversas reestruturações. Inicialmente funcionava no período noturno e, após dois anos de funcionamento, professores, alunos e comunidade acadêmica optaram pelo período diurno. Durante os 22 anos de funcionamento do curso foram feitas diversas alterações na sua grade curricular visando adequações às necessidades e características do mercado de trabalho. Em 1993 foi feita a mudança do regime de crédito para o regime seriado mudança essa realizada em todos os cursos da universidade. Em 2004 foi implementada uma nova matriz curricular atendendo às diretrizes curriculares do MEC.