Resumos dos minicursos

MC1

Título: Explorando conceitos de Cálculo com o GeoGebra e o Celular

Responsável: Aparecida Santana de Souza Chiari e Juliana Leal Salmasio

RESUMO: As tecnologias digitais, em particular as tecnologias digitais móveis, têm mudado a forma com que realizamos atividades básicas, como ir ao banco, localizar um endereço, nos comunicar. Elas também acabam mudando a forma como agimos, pensamos, aprendemos e interagimos com os outros e com o mundo. Diante desse contexto, nesse minicurso temos como proposta utilizar o celular e o GeoGebra para explorar elementos relacionados aos conceitos de derivada e integral. Para isso, iremos propor atividades sobre esses dois conceitos para serem desenvolvidas pelos participantes com o GeoGebra, em sua versão para smartphones. Os movimentos característicos de dispositivos touch screen – como clique, duplo clique, pinça, arrastar, mover – serão utilizados para exploração das atividades, proporcionando uma experiência dinâmica e o estabelecimento de relações sobre esses dois importantes conceitos do Cálculo.

LIMITE DE INSCRITOS: 25 pessoas

 

MC2

Título: Oficina de Robótica: relacionando a robótica com a matemática do cotidiano.

Responsável: Time de Robótica Lego Jedi- Prof/articuladora Daniela Oliveira dos Santos

RESUMO: O time de Robótica da escola SESI apresentará a proposta de montagem de robôs com uso de lego e programação, usando os conhecimentos matemáticos e raciocínio lógico. As montagens serão livres e os participantes poderão criar e programar os robôs.

LIMITE DE INSCRITOS: 25 pessoas

MC3

Título: Introdução a Codificação no Espaço Projetivo 

Responsável: Leandro  Bezerra de Lima

 

RESUMO:Faremos uma introdução a codificação no espaço projetivo que são uma alternativa para tratar do problema de network coding (codificação de rede). A codificação de rede permite buscar melhor desempenho e eficiência na transmissão da informação a partir da estratégia de utilizar cada nó da rede como um processador digital da informação, ou seja, permite que se realize operações e processamento em cada nó e não mais apenas rotear. No espaço projetivo é onde apresentaremos a definição de subspace codes (códigos de subespaço), em especial os códigos de subespaços de dimensão constante, para o caso específico da métrica de subespaço. Apresentaremos diversos exemplos e mostraremos oportunidades de pesquisas futuras.

LIMITE DE INSCRITOS: 40 pessoas

MC4

Título: A Criação de Histórias em Quadrinhos de matemática utilizando o Canva 

Responsável: Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli e Vanuza Durães

RESUMO:A proposta é utilizar o Canva para a criação de histórias em quadrinhos

LIMITE DE INSCRITOS: 25 pessoas

MC 5

Título: Promovendo algumas reflexões sobre a Matemática e a Educação Inclusiva: o uso do sorobã nas salas de aula 

Responsável: Fernanda Malinosky Coelho da Rosa

 

RESUMO: A proposta deste minicurso é promover algumas reflexões sobre a incluão de alunos com deficiência nas escolas comuns, bem como apresentar o sorobã, ábaco japonês, comumente utilizado por pessoas cegas. Na perspectiva da inclusão, este instrumento pode auxiliar alunos cegos ou não a raciocinar matematicamente e pensar além dos algoritmos apresentados por escrito pelo professor nas aulas de Matemática.

LIMITE DE INSCRITOS: 25 pessoas

MC 6

Título: Introdução à Matemática Financeira

Responsável: Claudemir Aniz

RESUMO:A Matemática Financeira é um ramo da Matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do recurso financeiro ao longo do tempo. Avalia-se a maneira como este recurso está sendo ou será empregado de maneira a maximizar o resultado, que se espera positivo. O objetivo do minicurso é introduzir a matemática financeira de maneira simples e agradável. Abordaremos conceitos básicos e chamaremos a atenção para alguns fatos que podem influenciar na tomada de decisões do cotidiano.

LIMITE DE INSCRITOS: 40 pessoas

 

MC 7

Título: MetaPost: um guia inicial para desenhar gráficos com qualidade

Responsável: Elisabete Sousa Freitas e Estevão Vinícius Candia

RESUMO: O TeX é um sistema criado por Donald Knuth que permite a produção de material matemático em alta qualidade. Alunos, professores e pesquisadores cada vez mais adequam seus trabalhos a esse sistema tipográfico. Para introduzir figuras gráficas de qualidade equiparável aos textos em TeX, John D. Hobby desenvolveu a linguagem de macros simplificada conhecida como MetaPost. Essa linguagem traduz comandos simples em PostScript, gerando imagens vetoriais excelentes. Esse minicurso abordará um pouco da linguagem MetaPost, focando no esboço de gráficos matemáticos.

LIMITE DE INSCRITOS: 25 pessoas

MC8

Título: Oficina de Geogebra 

Responsável: Humberto Bortolossi

RESUMO: Uma visão mais ampla dos recursos que o software oferece (incluindo para celulares).

LIMITE DE INSCRITOS: 25 pessoas

MC 9

Título: CINECLUB

Responsável: Humberto Bortolossi

RESUMO: Sessões de cinema com temáticas de Matemática e Estatística do Cineclube aqui do Programa Dá Licença. Nesta atividade, além da exibição  dos vídeos, há uma discussão com perguntas e reflexões sobre o assunto tratado no vídeo.

LIMITE DE INSCRITOS: 40 pessoas