O Curso

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Identificação

NÍVEL: Mestrado e Doutorado
PÚBLICO ALVO: Licenciados em Matemática, Pedagogia ou áreas afins.
INÍCIO DO CURSO: fevereiro de 2007/fevereiro de 2015
COORDENADORA: Profª Drª Luzia Aparecida de Souza
CONTATO: edumat.inma@ufms.br
TELEFONE: (067) 3345-7139

 

Área de concentração: Educação Matemática

A área de concentração Educação Matemática caracteriza-se pela realização articulada de projetos e de outras ações educativas voltadas para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, tendo como princípio unificador a indissociabilidade entre as características próprias do saber matemático, a especificidade do seu ensino e de sua aprendizagem no contexto escolar e a utilização dos recursos tecnológicos necessários para expandir as condições do trabalho docente.

Objetivos do Curso:

  • Formar pesquisadores/docentes para atuar na área de Educação Matemática, nos diversos níveis de escolaridade, com o propósito de abordar questões relativas às formas e processos de ensinar e aprender matemática;
  • O profissional a ser formado deverá ser capaz de investigar, transformar e produzir novos conhecimentos referentes às questões relativas ao ensino e à aprendizagem de Matemática, ao uso de tecnologias da informação, à formação inicial e continuada de professores que atuam nessa área.


Histórico do Curso

logo edumat2A criação de um curso de Mestrado Acadêmico na área de Educação Matemática na UFMS fundamenta-se como o resultado de um processo que se consolidou no transcorrer das duas últimas décadas. Ainda em 1981, no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, foi implantado o curso de Licenciatura em Matemática. No contexto dessa implantação, um grupo de professores de Matemática deu início a uma série de ações voltadas para dinamizar a formação pedagógica dos acadêmicos. Em paralelo à tentativa de oferecer uma sólida formação científica, pois quase todos esses professores eram portadores do título de Mestrado em Matemática, iniciou-se o oferecimento de cursos de formação continuada para professores da rede pública do Estado de Mato Grosso do Sul. Nessa ocasião, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, foram oferecidos cursos para professores em cerca de 20 cidades do interior do Estado.

Esta foi uma experiência estimulante no sentido de confrontar concepções teóricas com a realidade da prática de ensino, contribuindo para a ampliação da consciência quanto à complexidade das questões educacionais do ensino da Matemática. Esse trabalho resultou na participação de um projeto em nível nacional, vinculado ao programa nacional de melhoria do ensino de Matemática. Nos meados da década de 1980, foi implantado no Departamento de Matemática, o Laboratório de Ensino de Matemática, sob a influência de um movimento existente na época de valorização da dimensão experimental do conhecimento científico. Uma coleção de materiais didáticos destinados ao ensino da Matemática foi elaborada e utilizada nesse ambiente, originando a publicação de uma revista destinada aos professores de Matemática.

Ainda nesse mesmo período, iniciou-se a realização, no contexto da UFMS, dos encontros anuais de Educação Matemática, ocasião em que conferências, debates e mini-cursos contribuíram para ampliar a visão dos educadores envolvidos, buscando multiplicar os projetos e estender contatos com o embrionário movimento nacional de Educação Matemática. No cenário nacional, estava em curso o movimento de criação da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática), cujas reuniões iniciais ocorreram na PUC de São Paulo, por ocasião do Primeiro Encontro Nacional de Educação Matemática, no qual participaram três professores da UFMS. Os trabalhos iniciados nesse congresso resultaram na implantação da SBEM, no ano de 1988.

Na tentativa de acompanhar esse movimento nacional, foram realizadas ações para a criação e implantação da regional da SBEM no Estado do Mato Grosso do Sul. Ao final dos anos oitenta, como resultado do movimento nacional da Educação Matemática, foram oferecidas melhores condições para realização de pesquisas e pós-graduação, quer seja no contexto da UFMS e também pelos órgãos fomentadores de pesquisa. Assim, na década de 90 tornou-se possível que três professores do Departamento de Matemática da UFMS realizassem, na França, o curso de doutorado na área de Educação Matemática, possibilitando o início da atuação como orientadores no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS.

A partir do ano de 2000, com a intensificação da produção científica, os pesquisadores da área de Educação Matemática da UFMS não têm medido esforços no sentido de participarem dos eventos nacionais, realizarem estágio de pós-doutoramento e ampliar suas publicações científicas. O balanço mais recente desse movimento mostra que os pesquisadores da área de Educação Matemática, participantes da Linha de Pesquisa de Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, orientaram, nos últimos anos, cerca de vinte dissertações de Mestrado, cujos objetos estão associados ao ensino e a aprendizagem da Matemática, ao uso das tecnologias da informática na educação escolar e à formação de professores.

A partir da implantação do Doutorado em Educação na UFMS, em 2005, está em curso a orientação de três teses de doutoramento na área de Educação Matemática.

Potencial para a criação do Mestrado em Educação Matemática

Os integrantes da área de Educação Matemática, em particular os membros da diretoria da SBEM-MS, com apoio de outras entidades, têm promovido cursos, seminários, colóquios e já organizaram oito encontros estaduais de Educação Matemática, do qual participaram professores de Matemática de quase todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Nesses eventos é possível observar a intensa participação dos profissionais que atuam nessa área e, em todos eles, a criação de cursos de mestrado nessa área tem sido uma constante reivindicação.

Além disso, a demanda por vagas na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Mestrado em Educação da UFMS, tem sido muito grande e a possibilidade de acolher mestrandos na linha é muito restrita. Essa procura evidencia a necessidade de criação de um mestrado em Educação Matemática.

Por outro lado, no estado de Mato Grosso do Sul há 14 cursos de Licenciatura em Matemática, sendo seis deles oferecidos nos vários Centros da UFMS. No quadro docente desses cursos há um grande número de professores com formação na área de Educação Matemática. Na UFMS, além de vários mestres em Educação Matemática, há seis doutores que defenderam teses nessa área, sendo quatro deles do Campus de Campo Grande. Esses professores pesquisadores doutores estão empenhados na criação do mestrado nessa área.

Alguns egressos do Mestrado e professores interessados em fazer pesquisa em Educação Matemática têm participado de grupos de pesquisa da UFMS. O GEEMA – Grupo de Estudos em Educação Matemática, em funcionamento desde 1999, cadastrado no diretório do CNPq, é um desses grupos, e tem como temática de pesquisa as três acima citadas. Muitos professores da região têm procurado participar de grupos dessa natureza na perspectiva de se preparar para cursar mestrado ou até mesmo doutorado.



Linhas de Pesquisa

Ensino e Aprendizagem da Matemática

Nessa linha estão inseridas temáticas relativas a processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos nos diferentes níveis de ensino, envolvendo tanto o plano de sala de aula, quanto de possíveis interferências do meio e de outros fatores. Nessa linha pesquisa-se aspectos epistemológicos e didáticos da Matemática visando uma melhor compreensão dos fenômenos ligados ao ensino e a aprendizagem da Matemática e às relações entre saberes científicos e escolares.

As pesquisas dessa linha são caracterizadas por respeitar um dos aspectos essenciais da área que é a especificidade do saber matemático. Esses trabalhos visam melhor compreender desafios do ensino e da aprendizagem dos principais campos de conteúdos da Matemática: álgebra, números e geometria. Tal maneira de conceber a Educação Matemática explicita-se, mais claramente, em trabalhos dedicados, por exemplo, a compreensão de questões pedagógicas e epistemológicas de conceitos matemáticos, tais como, funções, representação do espaço geométrico, vetores, entre vários outros. Para fundamentar as pesquisas que envolvem aspectos concernentes ao ensino e à aprendizagem da matemática, uma parte dos pesquisadores envolvidos nessa proposta de Curso de Mestrado, tem priorizado teorias originadas na linha francesa da Didática da Matemática, procurando realçar seus vínculos epistemológicos com os conceitos dessa área de conhecimento.

Formação de Professores

Na linha Formação de Professores estão inseridas temáticas relativas à formação inicial e continuada de profissionais de Educação Matemática, tanto em nível teórico quanto de práticas pedagógicas, em quaisquer níveis e sistemas de ensino, priorizando temáticas que valorizem a formação de docentes reflexivos e pesquisadores sobre ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.

Essa linha visa o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre formação de professores relativamente às formas de conhecer e favorecer a evolução das idéias dos alunos e sobre a interação dessas idéias com a formulação e a implementação de metodologias investigativas em sala de aula e de perspectivas colaborativas entre os professores.

Tecnologia e Educação Matemática

Essa linha é caracterizada pela investigação da aprendizagem mediada pelo uso de ambientes informatizados e de tecnologias de informação. Ela visa o desenvolvimento de pesquisas sobre o uso de softwares matemáticos, no ambiente escolar, tanto como ferramenta de aprendizagem dos alunos da educação básica, quanto para identificação de dificuldades e concepções que eles mobilizam. Tem também como objetivo desenvolver estudos sobre material didático que possam ajudar na inclusão digital. Outro objeto de estudo dessa linha de pesquisa é a formação de professores para o uso da informática, incluindo a educação à distância.