Projeto de Extensão – Modelagem Matemática de Problemas Reais: Solução e Divulgação em Mídias Digitais

Apresentação

Neste projeto de extensão, o propósito é produzir cursos introdutórios abordando a modelagem matemática de problemas oriundos em diferentes áreas do conhecimento. Os cursos serão disponibilizados gratuitamente à comunidade em geral através de mídias digitais.

  • Coordenador: Lilian Milena Ramos Carvalho
  • Início: Maio/2023
  • Duração: 20 meses
  • Edital: EDITAL UFMS/PROECE Nº 376/2022 – EXT/PROECE-2023

 

Introdução

A análise teórica e científica de uma situação real gira em torno de um modelo, ou seja, algo que imita características relevantes da situação que está sendo estudada. O teste final de um modelo é o desempenho dele quando aplicado aos problemas para os quais foi projetado. Quando um modelo é usado, pode levar a previsões incorretas. O modelo é frequentemente modificado, frequentemente descartado e às vezes usado de qualquer maneira porque é melhor do que nada. É assim que a ciência se desenvolve. Em geral, a matemática tem desempenhado um papel maior no desenvolvimento de outras ciências, que, por sua vez, também têm influenciado o desenvolvimento da matemática. Esse tipo de interação é extremamente importante se as ferramentas matemáticas adequadas forem desenvolvidas para as várias ciências (Edward A. Bender (1978)).

 

Objetivos

1. Selecionar problemas que imitam a realidade para resolvê-los utilizando a linguagem matemática.
2. Formular ideias relacionadas aos problemas reais com precisão (linguagem matemática).
3. Utilizar ferramentas matemáticas disponíveis (definições, proposições, teoremas, etc).
4. Utilizar computadores para a realização de cálculos e construções gráficas.
5. Divulgar em mídias digitais os resultados do trabalho de modo que possam contribuir com o ambiente acadêmico ou em setores fora do ambiente acadêmico.

 

Justificativa

O desenvolvimento dessa extensão justifica-se por uma necessidade legal estabelecida no Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Matemática (PPC (2019)), bem como pelo princípio constitucional da indissociabilidade entre as atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão. De fato, nesse projeto de extensão, é visível a interação entre, principalmente, a pesquisa e a necessidade de relacionar os estudos feitos com situações reais que são de interesse de alguma parte da comunidade fora do ambiente acadêmico, que caracteriza a extensão. No próprio ambiente acadêmico, existem diferentes áreas do conhecimento em que a matemática é uma ferramenta fundamental para a compreensão de uma série de fenômenos naturais. Assim, a divulgação do trabalho passa a ser não uma atividade a mais, mas sim, uma necessidade.

 

Atividades Do Projeto

Curso de Matemática Aplicada à Economia e Finanças: https://www.youtube.com/playlist?list=PLlcDcDoWhEs7UJQLpTqUPjw3ylmyyk5nw

Análise Envoltória de Dados (DEA) e o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus): https://www.youtube.com/playlist?list=PLQsiwBhzNbDhTc0JbeLYr8kjq8mw7XQRB