Grupos de pesquisa
ALLEM-Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático
O destaque da produção do grupo se concentra na linha de Alfabetização e Letramento que abrange variadas áreas do conhecimento escolar, na linguagem materna e na matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com foco voltado para escola e os múltiplos contextos sociais que abarca em suas relações, questões da relação família-escola e da formação de professores são problemas levantados pelo grupo ao final de 2009 caracterizando-se para o ano de 2010 como focos para continuidade do processo participativo de pesquisas do grupo.
Em 2013, com retorno das líderes que se encontravam em estágios de Pós-Doutorado, a Teoria Histórico-Cultural ganha corpo-base para as discussões de pesquisas e o aprofundamento nesta perspectiva teórica assume espaço substancial de embasamento dos trabalhos. Sustentadas pelo conceito de atividade, gestado no cerne da Teoria Histórico-Cultural, o propósito está em discutir a conscientização no processo da formação docente, inicial e continuada.
Líder: Professora Doutora Neusa Maria Marques de Souza.
Horário e local: Reuniões as sextas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 realizadas online ou presencialmente, quando garantida a vinda da professora colaboradora.
Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8640213196715803
DDMAT – Grupo de Estudos em Didática da Matemática
O grupo foi criado em 2013 e conta com a participação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e professores de outras instituições de ensino de Mato Grosso do Sul.
O DDMat está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e tem como principal objetivo discutir teorias da Didática da Matemática – conhecida como Didática Francesa – bem como desenvolver atividades de pesquisa e extensão.
Líder: Professora PhD Marilena Bittar
Professores: Professor PhD José Luiz Magalhães de Freitas.
Horário e local das reuniões: O grupo se reúne quinzenalmente, às segundas e quintas-feiras, no horário das 13h30 às 17h na sala de aula 2 do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS.
Diretório do grupos: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8640213196715803
Mais informações sobre o grupo: http://grupoddmat.pro.br/index.php/home/
FAEM – Avaliação e Formação de Professores de Matemática
O Grupo de Pesquisa em Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM), cadastrado no diretórios de grupos do CNPq, se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Educação Matemática. Fazem parte do FAEM professores universitários e da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação.
O grupo foi constituído no ano de 2013 no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a partir de trabalhos realizados em outros dois grupos de pesquisas na área de Educação Matemática: o GEPEMA, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação, coordenado pela professora Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco (www.uel.br/grupo-estudo/gepema) e o Sigma-t, Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática, coordenado pelo professor Dr. Romulo Capos Lins. Alguns membros destes grupos desenvolvem trabalhos em colaboração com o FAEM. As atuais temáticas de pesquisa e desenvolvimento do FAEM são: Conhecimentos de professores que ensinam matemática; Avaliação e análise da produção escrita em matemática e Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.
Líder: Professor Doutor João Ricardo Viola dos Santos.
Horário e local: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 hs no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.
Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5444504793057876
Mais informações sobre o grupo: http://www.faem.com.br/
FORMEM – Formação e Educação Matemática
O grupo de pesquisa Formação e Educação Matemática – FORMEM foi criado em 2011 e conta com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação e professores de Educação Básica.
Tem uma única linha de pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES, que tem como objetivo investigar sobre a formação docente em seus diferentes espaços e níveis educativos.
Líder: Professora Doutora Patrícia Sandalo Pereira.
Horário e local: As reuniões acontecem na sala 515 da Unidade VII no Laboratório do grupo de pesquisa FORMEM, de quarta e quinta-feira das 17:00 às 19:00 horas.
Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2203402591574592
Mais informações sobre o grupo: http://formem.sites.ufms.br/
GEduMaD – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Diversidade e Diferença
O grupo tem como objetivo estudos e pesquisas em Educação Matemática que abordem as questões sociais, culturais, econômicas, políticas e filosóficas, que sejam atravessadas pelas Filosofias da Diferença ou, ainda, que estejam voltadas para a Formação de Professores ou o processo de ensino e de aprendizagem de grupos minoritários por suas diferenças étnicas, linguísticas, culturais, além do público alvo da Educação Especial.
Líderes: Professores Doutora Fernanda Malinosky e Doutor Thiago Donda Rodrigues
Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais às quintas-feiras das 13h30 às 15h
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3957460502991020
Mais informações sobre o grupo:
E-mail: grupogedumat@gmail.com
Site: https://sites.google.com/view/grupogedumat-ufms/p%C3%A1gina-inicial
GETECMAT – Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática
O GETECMAT teve origem em um projeto de pesquisa realizado entre os anos de 2006 e 2008, financiado pelo CNPq. Desde então diversas ações têm sido realizadas, tais como projetos de pesquisa e de extensão, e participações em eventos científicos com publicações. Ao final do financiamento do projeto, tendo em vista a repercussão do mesmo, a equipe de trabalho decidiu pela instituição de um grupo de pesquisa permanente.
O GETECMAT é um grupo de pesquisa que investiga o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, na busca de integrar a escola à linguagem digital; investiga ainda a formação de professores para o uso destas tecnologias e os processos de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.
Linhas de pesquisa: Aprendizagem com uso de Tecnologias; Educação a distância e Formação de professores.
Líder: Professora Doutora Suely Scherer
Horário e local: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 h na sala 03 do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.
Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7974592039326893
Mais informações sobre o grupo: E-mail: getecmat@gmail.com
Telefone: (67) 3348-4352
Site:http://www.getecmat.com/
BLOG: http://getecmat.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/Getecmat/
HEMEP – História da Educação Matemática em Pesquisa
O Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa é um grupo vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, registrado no CNPQ. Tem por objetivo contribuir para um mapeamento da formação e prática de professores que ensinam matemática no país, bem como para uma melhor compreensão da dinâmica escolar no contexto do ensino e da aprendizagem de matemática.
Atua principalmente em três linhas de pesquisa:
- Aspectos históricos do ensino e da aprendizagem de matemática
- História da formação de professores que ensinam matemática
- História oral e narrativa
Líder: Professora Doutora Luzia Aparecida de Souza
Horário e local: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 h na sala de aula 1 do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.
Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3978760600539715
Mais informações sobre o grupo: http://www.hemep.org/
Facebook: https://www.facebook.com/hemepesquisa/
GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática
O GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática, criado em 28 de agosto de 2012, problematiza currículos de matemática, por intermédio da análise de discursividades, da produção de subjetividades, das relações de poder e da constituição de sujeitos, movimentando teorizações contemporâneas que possibilitam articular o currículo de matemática a temas como subjetividade, saber-poder, representação, significação, cultura, etnia, raça, sexualidade, gênero, mídia, consumo, entre outros.
Líder: Professor Doutor Marcio Antonio da Silva
E-mail: marcio.silva@ufms.br
Horário e local: As reuniões do GPCEM ocorrem semanalmente, às terças-feiras, das 13h30min às 17h, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – PPGEduMat/UFMS.
Diretório dos grupos de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2527486186401422
Mais informações sobre o grupo: http://www.gpcem.com.br/
Compasso MS
O grupo foi formado em 2019 e vem realizando pesquisas de fundo histórico relacionadas à Educação Matemática e à História da Educação Matemática. Tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento sobre questões referentes à aprendizagem e ao ensino da disciplina matemática, à formação do professor de matemática e à produção de saberes a partir do contexto histórico.
Líder: Professora Doutora Edilene Simões Costa dos Santos
Horário e local das reuniões: ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras (alternando com os seminários) das 13h às 17h no INMA
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1271790676639347
Mais informações sobre o grupo:
E-mail: edilenesc@gmail.com
GFEPEM – Grupo da Fronteira de Pesquisa e Ensino em Educação Matemática
Grupo da Fronteira de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática GFEPEM cadastrado no diretórios de grupos do CNPq, se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Educação Matemática dês do ano de 2015, Atualmente o grupo conta com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação.
O grupo de Pesquisa tem como objetivo investigar sobre formação de professores, ensino e aprendizagem de matemática e as tendências em Educação Matemática e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula.
Principais linhas de pesquisa: Educação Matemática e Formação de Professores; Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática.
Líder: Professora Doutora Claudia Carreira da Rosa
E-mai: claudiacarreiradarosa@gmail.com
Horário e local: Os encontros acontecem quinzenalmente, as segundas – feiras das 17:00 as 19:00
Diretório dos grupos de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2346091846615223
Mais informações sobre o grupo: http://gfepem.blogspot.com.br/
MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente
O grupo visa discutir temáticas e/ou propostas de pesquisas que abordem temas do campo da “Educação Matemática”, “Cultura” e “Formação de Professores”, em uma relação com a prática pedagógica e com espaços informais de aprendizagens. A perspectiva teórico-metodológica delineia-se com base nos pressupostos do trabalho colaborativo e da pesquisa-ação a partir da prática reflexiva em grupos colaborativos e/ou parcerias com instituições escolares que busquem trabalhar na perspectiva da colaboração entre docentes de diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior e Profissional), cujos integrantes (professores) estejam em diferentes fases da carreira, bem como com comunidades de outros setores da sociedade como, por exemplo, a família, comunidade indígena, camponesa, quilombola e povos ribeirinhos a partir de estudos da cultura matemática presente nos saberes e fazeres cotidianos destes grupos.
Líder: Professor Doutor Klinger Teodoro Ciríaco
Horário e local das reuniões: quinzenalmente, às segundas-feiras (das 17h30 às 19h) no prédio de Aulas Teóricas (AT) 08 da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP, presencialmente e/ou à distância por Skype (chamada coletiva) com interessados e orientandos do PPGEdumat UFMS, Campo Grande-MS.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/508377
GPEA – Grupo de Pesquisa em Estatística e Aplicações
O Grupo de Pesquisa em Estatística e Aplicações (GPEA) têm como objetivo o desenvolvimento de métodos Estatísticos, em especial, métodos bayesiano, para análise de dados provenientes das diversas áreas do conhecimento. Além disso, o GPEA busca o fortalecimento e uma maior divulgação das pesquisas em probabilidade e estatística na UFMS e no estado de Mato Grosso do Sul. Dessa forma, promover o intercâmbio de conhecimentos da equipe de pesquisa com organizações parceiras e outras instituições de ensino/pesquisa localizadas no Brasil e no exterior, em rede de pesquisa. O GPEA é composto por professores/pesquisadores do INMA-UFMS, FACET-UFGD, DEs-UFSCar e ICMC-USP. Projetos de pesquisa desenvolvidos pelo GPEA contam com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Líder: Erlandson Ferreira Saraiva
Link de acesso ao GPEA: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1807001040287156
Otimização Linear e Não Linear
O Grupo de Pesquisa em Otimização Linear e Não Linear foi fundado em 2012 e está comprometido com pesquisas que abrangem tanto a Matemática quanto a Matemática Aplicada. Seu principal objetivo é desenvolver teorias e métodos de otimização linear, não linear e inteira para aplicação em diversas áreas do conhecimento, além de consolidar as pesquisas de doutorado realizadas por seus membros, promovendo uma base sólida na área de Matemática. Busca fortalecer a pesquisa na UFMS e no estado de Mato Grosso do Sul.
Líderes: Rubia Mara de Oliveira Santos e Willy Alves de Oliveira Soler
Link de acesso: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0781405672588029